A Altice Portugal emitiu um comunicado de imprensa onde explica que conseguiu recuperar cerca de 150 sites móveis logo nas primeiras 24 horas após a passagem do Leslie, o que permitiu repor as comunicações móveis em muitos dos locais afetados. Em relação aos clientes de rede fixa, foram identificados 39 mil casos em que comunicações de voz, Internet e TV estão ainda afetados. A recuperação destes casos está em curso, envolvendo a reconstrução de rede de fibra e de cobre, que decorre «ao ritmo possível, de acordo com as variáveis meterológicas e de acessibilidade», cita o comunicado.
Uma das preocupações da operadora passou pela instalação de equipamentos redundantes que permitissem a comunicação por parte das instituições críticas.
A Altice revela ainda que mantem meio milhar de operacionais no terreno a trabalhar na reposição integral das telecomunicações. O desafio passa pelas dificuldades meteorológicas, pela acessibilidade no terreno e pela especificidade técnica necessária na substituição de equipamentos.
As zonas mais afetadas são Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu e as falhas na distribuição de energia, assim como a danificação de infraestruturas, cabos e traçados estão a dificultar as operações.
A empresa confirma, por fim, que mantem o Gabinete de Crise em permanente articulação e contacto com as autoridades e entidades chave neste processo.