Infraspeak e a Perfometric ganharam o concurso de startups do 28º Congresso das Comunicações, que fecha esta quinta-feira em Lisboa.
A Infraspeak ganhou a modalidade decidida pela escolha do júri do Congresso das Comunicações, enquanto a Perfometric ganhou a modalidade de escolha do público.
A Performetric é uma empresa sedeada na Startup Braga que desenvolveu uma plataforma que permite monitorizar índices de fadiga de um ou mais trabalhadores, através da monitorização do uso que vai fazendo do rato e do teclado. A velocidade e precisão do uso do rato e do teclado são as fontes de informação usadas para apresentar relatórios a trabalhadores e gestores de equipas quanto aos níveis de fadiga estimados. Atualmente, a startup minhota já conta com 10 clientes (PwC e Axa são alguns dos nomes mais sonantes). Além de uma versão para telemóvel, a Performetric já começou a expandir para o segmento de eSports.
A InfraSpeak distingue-se por ter desenvolvido uma plataforma que permite obter informação sobre as condições técnicas e as operações de manutenção em que se encontram equipamentos e dispositivos de uma empresa ou organização. A solução tem por base uma app de telemóvel, que permite obter informação de um ou mais dispositivos a partir de etiquetas que comunicam através da tecnologia rádio NFC (de Near Field Communications). Com o envio da identidade de cada equipamento, os gestores de uma empresa ou a equipa técnica responsável pela manutenção ficam a saber no momento o “histórico” de um equipamento, bem como podem aceder a alertas de avarias ou reparações. A InfraSpeak está presente em Portugal, Reino Unido e Brasil, e já conta com mais de 120 clientes em seis países.