Até à passada terça-feira, o “clube” das empresas que valem mais de um bilião de dólares (1.000.000.000.000) tinha apenas um membro – a Apple. Depois dessa terça-feira, o mesmo “clube” ganhou um segundo membro. Chama-se Amazon e promete bater recordes nos próximos tempos.
A chegada à valorização de um bilião de dólares (cerca de 862 mil milhões de euros) foi apenas momentânea, mas há quem garanta que a ascensão da Amazon não vai ficar por aqui: «Se as ações da retalhista online continuarem a crescer a este ritmo mais recente, será apenas uma questão de quando, e não de se, é que a valorização bolsista da Amazon vai acabar por eclipsar a da (…) Apple, que chegou a um bilião de dólares a 2 de agosto», prevê um texto da Reuters.
Na terça-feira, as ações da Amazon chegaram a ser transacionadas a 2050,50 dólares. Esse valor superou os 2050,2677 estimados para alcançar um bilião de dólares de valorização. Apesar de ter superado um bilião de dólares, o valor bolsista da Amazon haveria por descer marginalmente pouco antes do fecho de sessão em Wall Street – o que impediu a marca de manter o número redondo.
A Amazon precisou de 21 anos para chegar a um bilião de dólares de valor bolsista. A diversificação que tem imprimido nas vendas online (roupa, livros, música, vídeos, etc.) e as bem-sucedidas apostas no cloud computing são as razões apontadas para o crescendo do valor da marca.