Sinal dos tempos: a notícia já não é quando a Inteligência Artificial (IA) vence os humanos num jogo, mas sim quando os humanos batem a IA. Depois dos resultados obtidos em xadrez e em Go, a Humanidade redimiu-se com uma vitória numa partida de eSports. O feito ocorreu num torneio de Dota 2 realizado em Vancouver, onde uma equipa de gamers profissionais – os sul-americanos Pain Gaming – derrotou uma equipa de bots (a OpenAI Five).
Segundo o The Verge, a vitória foi clara, embora não signifique que tenha sido fácil. Saliente-se que esta foi apenas a primeira partida, uma vez que estão previstas mais duas para esta semana.
Os bots utilizados neste jogo de Dota 2 são uma criação da OpenAI, uma instituição de investigação sem fins lucrativos e que conta com o apoio de personalidades como Elon Musk. O objetivo da OpenAI é desenvolver uma inteligência artificial que beneficie a humanidade. Embora ensiná-la a jogar possa parecer uma atividade redutora, a verdade é que constitui um desafio aliciante, pois requer trabalho de equipa, definição de estratégias e tomada de decisões complexas. Se a IA conseguir dominar estas capacidades num jogo, então estará mais capacitada para aplicá-las na vida real.