A TSMC desmente que tenha sido alvo de um ataque de hackers, mas confirma que várias das suas ferramentas em diferentes fábricas foram infetadas por um vírus. «A TSMC conteve o problema e encontrou uma solução, com a recuperação das ferramentas a estar a decorrer», lê-se no comunicado de imprensa. A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company é o maior fabricante de chips para terceiros e o maior fornecedor destes componentes para a Apple.
De acordo com a Reuters, os impactos desta infeção fizeram sentir-se de formas diversas nas diferentes fábricas, embora não se conheçam detalhes precisos sobre os incidentes. «Algumas fábricas retornaram ao normal num curto espaço de tempo e esperamos que outras fábricas o façam um dia», explica a empresa no comunicado.
A TSMC não confirma se esta situação afetou o volume de produção esperado para um fim de semana. Por esta altura, os fabricantes de chips começam a entrar em velocidade de cruzeiro para fazer face às necessidades dos novos equipamentos que costumam ser lançados pelo outono.