Os testes nos camiões autónomos começaram com a aquisição da Otto há dois anos. Agora, a Uber anuncia a suspensão destes esforços para se focar no desenvolvimento de carros autónomos apenas: «Acreditamos que ter toda a energia e experiência da equipa focada neste esforço é o melhor caminho para a frente», disse Eric Meyhofer, responsável da Uber Advanced Technologies Group, citado pelo Tech Crunch.
A unidade Uber Freight, lançada em maio de 2017 e que liga condutores a empresas de transportes, não vai ser afetada por esta decisão.
A equipa que desenvolvia os camiões autónomos estava localizada em São Francisco, enquanto os especialistas dos carros autónomos estão em Pittsburgh. A Uber pretende reorganizar as equipas e, caso necessário, vai oferecer pacotes de separação ou a realocação para Pittsburgh aos empregados afetados.
A Uber não descarta a possibilidade de voltar aos camiões autónomos, embora defenda que tal só irá acontecer quando acabar de desenvolver a fundação para um sistema de condução autónoma que sirva de base.
Esta decisão é conhecida agora, uma semana depois de a empresa ter retomado as experiências com os carros autónomos em Pittsburgh.