A agência canadiana Aggregate AIQ foi contratada para criar anúncios direcionados para a campanha do Leave no referendo do Brexit. A informação consta de um documento de 120 páginas entregue pelo Facebook ao Parlamento britânico. Neste documento, o Facebook mostra mais de 1400 diferentes mensagens que foram apresentadas aos utilizadores. Os anúncios variam nos temas, desde imigração aos direitos do animais, e nem sempre é claro que existe uma organização e mensagem política por trás.
A Comissão Eleitoral do Reino Unido considerou, na semana passada, que o grupo do Vote Leave infringiu a lei ao trabalhar diretamente com outro grupo, o BeLeave, acusação que foi refutada por ambas as organizações.
Os anúncios revelados agora pelo Facebook foram vistos, no seu todo, por mais de 169 milhões de vezes no total. Alguns deles foram especificamente direcionados e 252 foram vistos menos de mil vezes.
Algumas das imagens mais vistas, como a que ilustra este artigo, foram produzidas pela BeLeave e destinam-se à população mais jovem. Outro foco foi a população mais idosa e havia repetidas mensagens onde se referia ao valor controverso de 350 milhões de libras que o Reino Unido enviaria semanalmente para a União Europeia e que esse valor podia ser usado para construir um novo hospital a cada sete dias.
Barack Obama, Boris Johnson e Jeremy Corbyn são alguns dos políticos cujas imagens aparecem também nestes anúncios.
No início da campanha, a Vote Leave lançou um concurso com um prémio de 50 milhões de libras para quem acertasse todos os 51 resultados dos jogos do Mundial de Futebol. O objetivo do concurso foi recolher dados pessoais para depois conseguir orquestrar as campanhas com os anúncios direcionados. A probabilidade de se vencer este prémio era de 1 para 5.000.000.000.000.000.000.000.