Nikola Tesla foi um inventor, físico, engenheiro e futurista. “Empresa” também o nome a duas empresas que estão agora de costas voltadas. Por um lado, a Tesla fundada por Elon Musk e que apresentou um camião, o Semi, em novembro de 2017. Por outro, a startup focada em camiões com zero emissões e que mostrou o Nikola One, um modelo com baterias e células de combustível de hidrogénio. A Nikola considera que o Semi viola a sua propriedade intelectual e se parece demasiado com o One, pedindo agora dois mil milhões de dólares de indemnização à empresa de Musk.
A startup registou a sua patente para o design do camião Class 8 em dezembro de 2015 e, no ano seguinte, mostrou um protótipo. Foi só depois, em julho de 2016, que Musk anunciou que a Tesla estava a planear construir um camião semelhante. Em abril do ano passado a Tesla apresentou uma imagem do seu veículo e a Nikola terá, em novembro, enviado um email a alertar a gigante para as semelhanças em algumas das funcionalidades face às patentes que aguardavam homologação. Segundo a Nikola, foi pedido à Tesla que não apresentasse o Semi enquanto o caso de violação de patente não fosse resolvido, algo a que a «Tesla nunca respondeu», cita o ArsTechnica.
Entre fevereiro e abril deste ano, a Nikola Motor Company conseguiu o registo de seis patentes relacionadas com o desenho das portas, do para-brisas, da fuselagem e sobre o design geral do seu veículo. A empresa já terá pre-vendas de sete mil unidades, com reservas avaliadas em mais de 6,3 mil milhões de dólares. Por outro lado, as ações da Tesla terão subido dois mil milhões de dólares na sequência da apresentação do Semi, valor que a Nikola pede agora como indemnização.
Um porta-voz da Tesla diz que «é notório que não existe qualquer mérito neste processo».