Os diretores da Dell têm uma reunião marcada até ao final do mês para decidir a estratégia de crescimento da empresa. Segundo fontes próximas, o grupo vai escolher entre continuar com aquisições de relevo ou entrar em Bolsa. Recorde-se que a Dell comprou a EMC em 2016 por 67 mil milhões de dólares, num negócio que está a ser difícil de rentabilizar e originar lucros ou poupanças significativas. O objetivo pode passar agora por comprar outras empresas para aumentar a entrada de capitais e alargar o portefólio, noticia a Reuters.
A alternativa pode passar pela venda ou entrada em bolsa de uma das divisões de maior crescimento, a Pivotal Software, ou um negócio com a Vmware Inc, cujas ações valorizaram 62% nos últimos doze meses.
Com o mercado de PCs estagnado e uma competição forte no segmento do armazenamento, nomeadamente pela AWS e pelo Azure da Microsoft, a Dell precisa de encontrar um caminho para se manter rentável.
Com o segmento dos servidores em alta, a Dell conseguiu receitas brutas de 56,7 mil milhões de dólares em nove meses, face a 41,6 mil milhões registados em igual período no ano anterior. O desafio passa por conseguir baixar as despesas operacionais que cresceram de 10 mil milhões para os 17,3 mil milhões, levando a perdas operacionais de 3 mil milhões de dólares.