Um grupo israelita e outro indiano confessam que estão a fazer recolhas de última hora, no total de alguns milhões de dólares, para conseguir terminar os preparativos para a corrida à Lua, no âmbito da Google Lunar X Prize. A equipa israelita SpaceIL diz que precisa de 20 milhões de dólares em investimentos do público e do governo de Israel, caso contrário terá de cancelar toda a missão. «Estamos num ponto crítico da missão. Dentro de aproximadamente duas semanas vamos terminar a construção da nave e poderemos começar a fase de testes. Infelizmente, se não conseguirmos recolher 20 milhões de dólares imediatamente, não poderemos continuar e sete anos de desenvolvimento israelita e muito trabalho duro serão desperdiçados», diz Eran Privman, diretor executivo do programa à SpaceNews. A SpaceIL já recolheu 55 milhões de dólares até à data.
Por outro lado, o grupo indiano Team Indus também precisa de 35 milhões de dólares, cerca de metade do valor total da missão, para cobrir os custos para desenvolvimento e lançamento do seu sistema. O foguetão da missão indiana levará a bordo a sonda do grupo japonês Team Hakuto, que já fez saber que não precisa de fundos adicionais.
Por fim, a americana Moon Express também não precisa de mais capital e a quinta finalista, a Synergy Moon, não revelou grandes detalhes sobre o estado atual da missão.
A missão proposta pela Google envolve o lançamento de sondas para a Lua, um veículo que consiga percorrer 500 metros à superfície e que capte vídeo de alta definição e outros dados.