Cada site mobile europeu demora em média 9,124 segundos a carregar, ainda longe do que indicam as melhores práticas, que é de três segundos apenas. Um outro trabalho da Google revelou que 53% das visitas são abortadas se o website mobile demorar mais de três segundos a carregar.
Para este estudo, a Google analisou os sites móveis de 17 países e 11 setores de atividade diferentes. Os sites alemães são os mais rápidos, com tempos de carregamento de 8,1 segundos, enquanto as páginas nacionais estão entre as piores, com 10,2 segundos. De uma forma global, os sites de Classificados foram os mais rápidos, com 8,14 segundos, seguidos dos sites de Finanças com 8,22 e Governo e Educação com 8,60 segundos.
No caso português, os sites de entretenimento e media carregaram em 7,5 segundos, os de Classificados em 8,8 e os do setor de bens de grande consumo em 9,4 segundos. No fundo da tabela, surgem os sites de retalho e automóvel, com 10,8 e 12 segundos e, por fim, o Governo e a Educação, com 12,8 segundos.