A demonstração pública do camião elétrico autónomo da Tesla deve acontecer a 26 de outubro, em Hawthorne, na Califórnia. Elon Musk confessou que há tentativas nesse sentido e escreveu no Twitter que «vale a pena ver esta besta ao vivo. É surreal». O desafio é grande, uma vez que os camiões a diesel conseguem percorrer mais de dois mil quilómetros com um depósito e o estado atual das baterias, no que diz respeito à capacidade, peso e volume, deve ficar aquém do esperado. Numa primeira fase, os camiões elétricos devem ter autonomia para 320 a 480 quilómetros com uma carga. Nesse sentido, esta proposta deve adequar-se mais ao transporte dentro de cidades do que para grandes trajetos em autoestrada, explica o The Guardian.
A Tesla também parece apostada em colocar alguma “inteligência” nestes camiões e criar veículos que sejam capazes de se mover em grupo, seguindo um camião principal, conduzido por um humano. Este veículo vai à frente e permite diminuir a resistência do ar, facilitando a movimentação de todos os camiões elétricos que vêm atrás, reduzindo também os custos por transporte.
Também a Waymo e a Uber estão a desenvolver soluções para transporte comercial de carga.