É já nos dias 22 e 23 de julho que o Museu Nacional de Soares do Reis (MNSR) vai receber o primeiro Game Jam a decorrer num museu português. Organizado pelo Porto Graphics em parceria com o UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto), a competição conta com a participação de 60 concorrentes.
Ao longo de 32 horas, as 12 equipas terão de criar um jogo inspirado na exposição “A Cidade Global – Lisboa no Renascimento”, que se encontra presentemente no MNSR. «Os participantes terão oportunidade de desenvolver o jogo no espaço do museu (mesmo durante a noite), em contacto e com acesso privilegiado a peças, mapas e obras da exposição», salienta o comunicado de imprensa do UPTEC.
No dia 24 de julho, às 15 h, o MNSR abre portas para a sessão de apresentação dos jogos criados, momento em que o júri vai selecionar o melhor jogo e o público vai poder experimentar os jogos, conhecer os criadores e visitar a exposição.
Os premiados deste Game Jam terão acesso a uma semana de mentoria com especialistas, com o intuito de catapultar os jogos criados no evento a um nível comercial. O melhor jogo terá acesso direto a pré-incubação no UPTEC e a um prémio monetário atribuído pela .Tech Domains.