A Easy Blood Crossmatch, vence na categoria Projetos Nascentes, com a sua tecnologia EBC que permite um teste rápido e fiável de compatibilidade do sangue, capaz de acelerar os procedimentos médicos em situações de emergência hospitalar. Ficaram destacadas as possibilidades de uso da tecnologia em países em vias de desenvolvimento e em cenários extremos como situações de guerra ou catástrofes naturais.
O projeto Trigger Systems vence, por sua vez, na categoria Projetos Consolidados, tem como base uma plataforma web que permite o controlo remoto, automático e inteligente de sistemas de rega. A solução consegue estimar as necessidades das plantas de acordo com as suas características e com as previsões meteoreológicas para otimizar o sistema de rega. O sistema já se encontra implementado nos jardins do Parque Eduardo VII, onde foram registadas de 40% no consumo de água.
As equipas foram premiadas não só com cinco mil euros cada mas também com benefícios e apoios oferecidos por entidades parceiras da Representação para esta iniciativa.
A data ficou ainda marcada pela entrega das candidaturas ao concurso de empreendedorismo “Canvas – ProjetosQueMarcam”, que dá a possibilidade aos concorrentes, de receber um de três prémios: um de três mil euros e dois de mil euros. Os melhores beneficiarão de sessões de coaching com consultores e, ainda, do apoio de incubadoras.