O presidente eleito dos EUA está a seguir uma das suas propostas eleitorais e reafirma que já falou com Tim Cook, da Apple, com o objetivo de construir grandes fábricas nos EUA e passar a produzir aí os iPhone e outros produtos da marca, em vez de se recorrer à produção na China ou no Vietname.
É um movimento que parece improvável, uma vez que o Ocidente se vira para os países asiáticos, com vista a mão de obra barata. Consta que Steve Jobs terá dito em 2012 a Barack Obama que este tipo de trabalho já não volta aos EUA.
O interesse da Apple não é só na mão de obra de montagem dos iPhone que é mais barata na China, mas também se prende com a proximidade dos fabricantes dos restantes componentes, explica o The Verge. Recriar esse ecossistema nos EUA não será fácil.
O plano de Trump parece passar por baixar os impostos às grandes empresas e eliminar algumas regulações. Tudo pode não passar de uma manobra política de Trump, para fazer parecer que está a caminhar no sentido de cumprir as suas promessas eleitorais.