É uma vitória para os defensores da privacidade dos consumidores que se opunham à partilha de dados entre o WhatsApp e o Facebook. Recorde-se que a gigante de Zuckerberg comprou o serviço de mensagens e, na altura, tinha sido comunicado que as duas se manteriam independentes e não haveria troca de dados. No entanto, recentemente, foi anunciado que o WhatsApp iria passar a transmitir os dados dos utilizadores ao Facebook. Rapidamente, os organismos de defesa da privacidade no Reino Unido e na Alemanha se opuseram.
Agora, noticia o Engadget, as duas companhias anunciaram a suspensão da partilha de dados e que irão trabalhar com os representantes europeus para responder às preocupações que surgiram. A solução passa por pedir aos utilizadores que autorizem a recolha de dados, em vez do mecanismo atual em que a partilha está autorizada por defeito e o utilizador tem de a cancelar, se não a quiser.
O WhatsApp reafirmou que as mensagens trocadas entre utilizadores seriam mantidas em segurança e protegidas por encriptação end-to-end.
As duas empresas queriam partilhar dados como números de telefone, nomes de perfil, estados online e outras atividades, com vista a testar novas funcionalidades, especialmente com fins publicitários.