A Qualcomm vai avançar com a compra da NXP Semiconductors por 38 mil milhões de dólares (cerca de 34 mil milhões de euros). A Reuters classifica o negócio como o mais valioso de sempre na indústria dos semicondutores e estima que a fusão das duas empresas permita chegar a receitas de 30 mil milhões de dólares anuais.
A transação prevê o pagamento de 110 dólares por cada ação da NXP, informou a Qualcomm ontem. O processo de compra deverá ficar concluído durante 2017. A Qualcomm deverá pagar parte da verba com dinheiro que tem disponível e com a contração de uma dívida junto dos bancos Goldman Sachs e JPMorgan.
A Qualcomm garantiu na linha da frente do fabrico de processadores com o crescendo das vendas de smartphones. A aquisição da empresa holandesa NXP poderá abrir as portas da Qualcomm a um novo segmento do mercado que tem vindo a revelar um grande potencial: a eletrónica automóvel, onde se incluem os promissores carros autónomos.
Antes da venda à Qualcomm a NXP já tinha dado que falar com a aquisição da Freescale Semiconductor por 12 mil milhões de dólares.