A Exame Informática viu hoje aquela que é a primeira set-top box desenhada para um serviço de televisão de Ultra Alta Definição. Um processo de desenvolvimento que contou com dois anos de aperfeiçoamento tecnológico. A caixa tem um processador de última geração da Broadcom com capacidade para o exigente processamento local das imagens em formato 4K. Além disso, o dispositivo integra um disco rígido amovível de 1 TB de capacidade e 4 antenas Wi-Fi com norma AC. Ou seja, pode antever-se que o operador poderá facilitar a ligação entre a box e router utilizando uma ligação sem fios – ao contrário do cabo de rede utilizado hoje.
Esta é, segundo Alexandre Fonseca, CTO da PT Portugal, “a primeira box 4K, no mundo, certificada pela Mediaroom a estar disponível na oferta de um operador”.
É importante referir, para quem esteja a equacionar adquirir um dos televisores 4K mais recentes, que a box agora apresentada já suporta HDR (High Dynamic Range – Grande Intervalo dinâmico) uma tecnologia que está a ser integrada nos painéis mais avançados.
Pormenores do serviço
O serviço que inclui a MeoBox 4K (que tem um custo mensal de €5,5) vai estar disponível aos clientes que utilizam fibra. Novos clientes não pagam a box durante dois meses. Este serviço vai ter outra modalidade singular: todos os clientes (novos ou atuais) que subscrevam o serviço vão poder comprar um televisor 4K de 43”, da Samsung. Esta é a primeira vez, em Portugal, que um operador oferece um bundle onde junta o pacote de serviços de televisão com a compra de um televisor. A mensalidade para a compra do equipamento da Samsung é de €13,99.
Luís Nascimento, CSO /B2C, da PT Portugal, explicou as razões que levaram o operador a lançar o serviço neste momento: “Esta é a oportunidade para começar a democratizar o serviço 4K. E fazemo-lo quando há eventos desportivos de grande dimensão que vão ser transmitidos com esta qualidade de imagem, num momento em que começamos a ter conteúdos 4K disponíveis em exclusivo na nossa plataforma e quando avançamos com dois canais que já transmitem, também, em Ultra Alta Definição”.
A PT Portugal junta, assim, ao hardware (à box) alguma oferta de conteúdos, como, por exemplo, os 8 jogos mais importantes do Euro 2016 que vão ser transmitidos em 4K no canal RTP 4K (que não é um exclusivo deste operador).
Em termos de conteúdos exclusivos, a plataforma da Meo tem uma app onde existem alguns vídeos em 4K e a oferta de canais vai integrar o MCS TV 4K e o Hispasat 4K. Ambos com conteúdos diversos nesta resolução.
Questionado sobre a sobrecarga que a transmissão de conteúdos 4K tem na infraestrutura de rede da Meo e a possibilidade de o operador não conseguir entregar a todos os clientes a melhor experiência da Ultra Alta Definição, Alexandre Fonseca foi claro: “Temos fibra até casa dos clientes e com a nossa tecnologia NG-PON a questão de estar a entregar conteúdos com taxas de transferência dos 16 a 25 Mbps não é tema. Estamos totalmente capacitados para o fazer independentemente do número de clientes que utilize este serviço. Aliás, se for necessário podemos utilizar a nossa tecnologia única a nível mundial, a NG-PON2, que permite as maiores velocidades atualmente possíveis em fibra ótica”.