O Senado dos EUA acaba de aprovar legislação que dá às autoridades a possibilidade de imobilizar ou abater drones que, aparentemente, não respeitam a legislação em vigor.
A proposta, que faz parte de um pacote legislativo para a aviação civil, ainda terá de ser adotada e votada favoravelmente pela Câmara dos Representantes antes de se tornar lei nos EUA.
Aparentemente, a legislação não detalha os métodos ou mecanismos que poderão ser usados pelas autoridades para neutralizar um drone em pleno voo. A iniciativa, que foi proposta por um senador da bancada democrata, refere a necessidade de tomar medidas que evitem colisões com a aviação civil.
Nos tempos mais recentes, têm proliferado propostas tecnológicas de startups que desenvolvem sistemas que degradam o sinal rádio, ou que permitem assumir o controlo de um veículo aéreo não tripulado. Também há conhecimento de soluções que usam redes e outras menos tecnológicas que preveem o uso de águias.
Segundo a BBC, o pacote legislativo aprovado na passada terça-feira pelos senadores dos EUA também contempla a obrigatoriedade de criar separações entre os sistemas de entretenimento e de controlo de voo de um avião. Esta medida terá como objetivo inviabilizar os ataques de hackers.