
Ao entrar na Áustria, a Vortal conquista uma referência nos mercados de língua germânica, recorda Rui Dias Ferreira
Paulo Alexandrino
O que é uma plataforma de contratação pública? O mais recente negócio da Vortal ajuda a perceber: a empresa portuguesa acaba de fechar um contrato para o fornecimento de tecnologia para o Wiener Zeitung Digitale Publikationen, uma entidade que é responsável pela publicação do congénere do Diário da República austríaco, e que vai disponibilizar a plataforma de contratação eletrónica a cerca de 6000 organismos públicos para o lançamento de concursos para a aquisição de produtos ou serviços.
Até à data, a Vortal tem apostado na expansão para o estrangeiro através da abertura de sucursais. Com o contrato com a Wiener Zeitung Digitale Publikationen, a empresa portuguesa estreia-se no fornecimento de tecnologias para entidades estrangeiras, que pretendem organizar os respetivos concursos sem recorrer a intermediários.
«O contrato com esta entidade austríaca é muito importante para nós. É a primeira referência que criamos nos mercados de língua germânica», explica Rui Dias Ferreira, líder e fundador da Vortal, sem avançar qual o valor envolvido no contrato.
A Vortal tem vindo a explorar os mercados alemão, austríaco e suíço a partir de duas delegações: uma em Frankfurt e outra em Berlim. Rui Dias Ferreira admite que a Vortal possa ter de proceder a algumas adaptações, mas mantém a expectativa de alcançar nos mercados de língua germânica os resultados que já começou a consolidar noutras paragens. «No ano passado crescemos 60% a 70% em Espanha. Atualmente, somos líderes no mercado espanhol. Estamos a preparar o primeiro congresso nacional sobre contratação eletrónica, que vai decorrer em Valência».
A Vortal também está presente na Colômbia e República Dominicana. O México é outro dos países da América Latina que tem vindo a ser trabalhado pela empresa lisboeta, que reivindica a liderança no segmento das plataformas de contratação eletrónica em Portugal. A Vortal revela alguns números que ajudam a descrever a evolução do negócio: no primeiro trimestre de 2016, a plataforma da Vortal suportou a realização de 12.362 concursos e a captação de mais de 37.000 propostas.