O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social nomeou uma nova presidente para o Conselho Diretivo do Instituto da Informática da Segurança Social. Paula Salgado é o nome da nova presidente do IISS, que vai ser secundada por João Sequeira, na vice-presidência, e Carla Costa, que foi nomeada vogal. Os três novos dirigentes vão substituir Pedro Rapoula e João Mota Lopes, que assumiram, respetivamente, a vicepresidência e o cargo de vogal da direção do IISS, até à passada sexta-feira.
Ao que a Exame Informática apurou, os dois ex-diretores foram informados do fim da cessação de funções na sexta-feira em reunião de trabalho no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Na segunda-feira, a nova equipa diretiva foi apresentada ao IISS.
A exoneração e a consequentes nomeações surgiram duas semanas depois de o Governo ter anunciado a intenção de anular os concursos para cargos de dirigentes, que tinham sido levados a cabo pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).
Entre os concursos anulados, encontrava-se o da nomeação para o cargo da presidência do IISS, que se encontrava atualmente vago. João Mota Lopes, o vogal cessante que assumiu a direção operacional do conselho diretivo do IISS, constava na lista de três finalistas da CRESAP – e era apontado nos bastidores como o mais bem colocado para a nomeação final do Governo. Com a entrada em funções do executivo socialista, João Mota Lopes passou de potencial líder do instituto a dispensado.
Tanto João Mota Lopes como Pedro Rapoula tinham assumido cargos de direção no IISS há 3,5 anos. Ambos foram nomeados em regime de substituição da anterior equipa de direção – até ser feito um concurso para a nomeação do novo conselho diretivo.
João Mota Lopes já confirmou estar de saída do IISS num texto publicado no Linkedin, em que faz alusão ao trabalho levado a cabo nos últimos 41 meses e dá especial destaque ao trabalho desenvolvido com plataformas como a Nova Segurança Social Direta.
Antes de ser nomeada para a presidência do IISS, Paula Salgado desempenhou funções no Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas. João Sequeira, que acaba de ser nomeado vice-presidente do braço tecnológico da Segurança Social, foi deputado socialista e vice-presidente do Instituto Português da Juventude. Carla Costa trabalhou na consultora DGM Sistemas, que assumiu o projeto de implementação do Cartão do Cidadão de Angola.