A Amazon quer integrar os seus produtos e serviços nos smartphones Android logo ao nível do OEM, ou seja, do fabricante. O The Information noticia que a Aamzon quer uma presença maior no segmento mobile e está a estudar várias formas de integração.
Do lado dos fabricantes, a parceria com a Amazon representaria uma outra fonte de receita e menor dependência das baixas margens que a Google oferece com o Android. Por outro lado, espera-se que num futuro próximo, a Google tenha de tomar completo controlo do sistema operativo, tornando software de código livre em proprietário, o que poderá não cair bem junto da comunidade de developers. Esta necessidade virá da implementação do OpenJDK da Oracle e da necessidade de evitar pagar indemnizações àquela empresa.
Por último, a integração ao nível da fábrica pode permitir que a Amazon pague um prémio para cada utilizador que conseguir angariar através do telemóvel e das apps aí integradas. O fabricante consegue assim uma fonte adicional de receita. A Amazon pode ainda estar interessada em estabelecer uma parceria com um fabricante interessado em produzir os seus Fire Phone.