Triple, quadruple ou mesmo quintuple play. São palavras inglesas, mas com cada vez maior popularidade entre os portugueses, sempre que chega a hora de contratar serviços de telecomunicações. De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) há uma procura crescente pelos pacotes de serviços de telecomunicações (telefone, telemóvel, TV e Internet) em Portugal – e os números relativos 2014 a Portugal refletem isso mesmo: o ano passado fechou com 2,9 milhões de clientes de serviços de telecomunicações agregados. A ANACOM recorda que estes pacotes registaram um crescimento de 11,7% face ao ano anterior.
Os pacotes de telecomunicações já são usados por três em cada cinco famílias portuguesas. «Os pacotes triple/quadruple/quintuple play representam 82,2% do total das ofertas em pacote, sendo que o triple play é a modalidade mais utilizada, com 46,5%. Os pacotes quintuple play já representam cerca de um terço (33,2 %) do total de ofertas em pacote, e são aqueles que mais crescem», refere um comunicado da Anacom.
No que toca a quotas de mercado, a Nos lidera com 43,2%; a PT surge em segundo lugar com 41,5%; a Vodafone conta com 8,8%; e o Grupo Altice (que detém a Cabovisão) conta com 6,4%. A Nos lidera nos pacotes triple e quadruple play; e a PT lidera nos segmentos double e quintuple play (cujo quinto serviço a disponibilização de todos os outros através de redes sem fios).