A plataforma é usada por técnicos dos Serviços de Ação Social para analisarem cerca de 20 mil candidaturas ainda pendentes de resposta. O sistema foi reposto há uma semana, depois de no dia 30 do mês passado ter sido detetado que faltavam todos os documentos carregados pelos estudantes. Agora, continuam a estar inacessíveis alguns documentos e outros aparecem com erros ou incompletos.
Os alunos também não estão a conseguir carregar novos ficheiros para as suas candidaturas. Alguns dos documentos carregados apresentam erros de formatação, cortes ou sobreposições. Fonte oficial do Ministério garantiu ao jornal Público que continuam a ser recebidos requerimentos, adicionados documentos, analisados processos e atribuídas e pagas bolsas. De 11 de dezembro a 30 do mesmo mês foi detetado o apagão de documentos no arquivo digital da plataforma.
Este ano, mais de 85 mil alunos entregaram candidaturas para receberem apoios do Estado, há cerca de 20 mil que ainda carecem de análise e existem instituições que têm cerca de metade dos casos por encerrar.