
O instituto Pedro Nunes e a aceleradora Beta-i vão levar a cabo uma ação de formação e captação de ideias de negócio e funcionalidades relacionadas com as cidades inteligentes. A iniciativa, conhecida por FI-WARE Bootcamp + Startup Weekend, vai decorrer na Central Station (na foto), em Lisboa, entre os dias 13 e 16 de novembro. Os responsáveis do IPN acreditam que a iniciativa pode abrir caminho à formação de startups «em apenas 54 horas».
Com o FI-WARE Bootcamp + Startup Weekend, o IPN e a Beta-I querem ajudar os diferentes perfis de empreendedores a tirarem partido das oportunidades de negócio e dos diferentes mecanismos de apoio que foram disponibilizados através do programa FI-WARE.
Através do programa FI-WARE, a Comissão Europeia disponibiliza 80 milhões de euros para o investimento em projetos relacionados com o futuro da Internet. O O IPN garantiu um financiamento de cinco milhões de euros de cinco milhões de euros para a constituição de uma das 16 aceleradoras que vão ser criadas com através da iniciativa FI-WARE.
A aceleradora liderada pelo IPN, que recebeu a denominação de SOUL-FI, vai operar na área das cidades inteligentes, tendo como objetivo apoiar 150 ideias de negócio – algumas delas poderão começar a ser desenvolvidas entre 13 e 16 de novembro.