
Reuters
A Tesla estima que em 2015 já possa ter o Model S elétrico e com a funcionalidade de Autopilot, ou seja, um carro que se conduz sozinho. A Mercedes já tem um sistema semelhante, mas que só funciona em auto-estrada e implica que o condutor mantenha uma mão no volante. Volkswagen, Audi e General Motors preparam sistemas destes só para 2016.
O Model S da Tesla vai ter radares, câmaras e outros equipamentos que permitam ao veículo andar sozinho em auto-estrada, estacionar-se por si só e diversas outras funcionalidades de condução assistida. O pack tecnológico completo deve custar 4250 dólares, cerca de 3800 euros.
De acordo com o Wall Street Journal, o sistema da Tesla vai poder receber atualizações over the air, ou seja, de forma remota, como se fosse um telemóvel ou outro serviço digital. A empresa de Elon Musk quer que o sistema de estacionamento autónomo permita ao condutor sair do veículo e deixar o carro estacionar-se por si só. A BMW e a Lexus têm sistemas destes, mas que implicam que o condutor permaneça no veículo.
O Model S vai permitir acelerar dos zero aos cem em apenas 3,2 segundos, sem comprometer a eficiência. Este modelo vai ter dual motor, ou seja, um motor em cada ponta do chassis para aumentar o controlo. O hardware Autopilot inclui câmaras que detetam sinais de STOP e peões na estrada e um sonar de 360 graus permite saber se o carro está em situações de perigo ou a desviar-se, por exemplo, da faixa onde devia estar.