Avaliado em mais de mil milhões de dólares, o YCombinator é um acelerador de startups que contribuiu para o sucesso de empresas como a Dropbox, AirBnB ou Stripe (tecnologia por trás do Apple Pay). Os seus programas têm a duração de três meses e cada edição decorre em Silicon Valley, contando com a presença de oradores convidados como Mark Zuckerberg, Al Gore e Michael Bloomberg, por exemplo. Até agora, o YCombinator fundou 716 empresas que, em conjunto, têm um valor de mercado superior a 30 mil milhões de dólares.
Michael Siebel, que é igualmente co-fundador da Justin.tv e responsável pela criação da app SocialCam, irá passar todo o dia com os participantes do Lisbon Challenge, onde irá dar um workshop exclusivo e sessões de ‘mentoring’ individuais. À tarde, durante a sessão aberta, irá falar sobre o YCombinator, sendo seguido por um painel de ‘alumni’ do programa que vão falar do impacto que este teve nos seus negócios.
“No ano passado, vimos as primeiras startups portuguesas a integrar o YCombinator, ambas alumni da Beta-i. Neste momento, já três empresas nacionais participaram naquele que é o topo dos programas de aceleração e agora temos um partner a vir de propósito a Portugal para conhecer os empreendedores do Lisbon Challenge e os seus projetos”, destaca Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i.