Imagine que está a ver o videoclip de Avicii e que, de repente, surge um anúncio dos conhaques Grand Marnier. Nada de especial, certo? Agora, imagine que vai ver o mesmo videoclip passados três anos e que o mesmo anúncio já lá não está. Será uma nova produção? Não. É apenas uma nova tecnologia que a Universal Music Group vai começar em breve a usar nos seus videoclips.
E não é por acaso que Avicii e Grand Marnier são mencionados. O músico sueco e a marca de bebidas alcoólicas constam na lista de estreantes do novo serviço que permite alterar produtos anunciados dentro de um videoclip consoante a localização dos consumidores ou a duração do contrato publicitário.
De acordo com o The Guardian, a inserção de publicidade dinâmica nos videoclips também vai produzir efeito, em breve, em videoclips dos Far East Movement e de Darius Rucker. A solução tecnológica permite ainda inserir produtos e anúncios em videoclips que foram rodados muito antes de a Internet se banalizar.
O novo serviço de inserção de publicidade que varia no tempo e no espaço tem por base tecnologias desenvolvidas pela empresa britânica Mirriad.
Até ao final do ano, a fornecedora da tecnologia pretende disponibilizar mecanismos que têm em conta cookies, a localização e perfis de utilizadores poderão determinar qual o produto que deverá ser anunciado num videoclip visualizado na Web.