Um relatório da Juniper Research indica que as remessas mundiais de smartphones vão crescer 19% este ano quando comparado com o ano passado, atingindo as 1,2 mil milhões de unidades.
Embora os países mais desenvolvidos continuem a ser responsáveis pela maioria das remessas, a diferença entre mercados maduros e mercados emergentes está a esbater-se, com as regiões em desenvolvimento a ganharem maior preponderância para os fabricantes. Aliás, a Juniper salienta que os mercados europeus e norte-americano começam a atingir um ponto de saturação.
No que diz respeito aos fabricantes, a Samsung e a Apple continuam a dominar o mercado – os dois juntos têm uma quota de 45% -, embora ambos tenham perdido ‘market share’ em relação ao ano passado.
Isto deve-se, acima de tudo, à concorrência dos fabricantes locais dos mercados emergentes. Um dos melhores exemplos disso mesmo é a Xiaomi, que já aparece como o quinto maior fabricante mundial de smartphones, graças ao volume de vendas registado na China e na Índia.
Huawei e Lenovo foram os outros fabricantes que ganharam quota de mercado, enquanto a LG junta-se à Samsung e à Apple no sentido inverso.