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Miguel Coelho deixa a Toshiba e quer levar a Lenovo a número dois em Portugal
A apresentação oficial é na quarta-feira, mas o comunicado de imprensa chegou ao final desta manhã. Miguel Coelho é o novo business manager para Portugal do fabricante chinês. Miguel Coelho fez carreira na Toshiba onde exerceu vários cargos e, era desde 2006, sales manager dessa empresa em Portugal.
O comunicado refere que a empresa tem vários objetivos em Portugal: “duplicar a quota de mercado e posicionar-se como nº 2 durante o próximo ano fiscal”. O ano fiscal da empresa começou a 1 de abril e termina a 31 de março.
Um desafio, tendo em consideração que a Lenovo não aparece no top de Vendas de Equipamentos Conetados Inteligentes em Portugal referente ao último trimestre de 2013. Os números da IDC que abrangem computadores de secretária, portáteis, tablets e smartphones, não mostram o fabricante chinês nos primeiros cinco lugares.
Aliás, segundo a mesma consultora, a Lenovo volta a não entrar no Top 5 quando são analisadas apenas as vendas de PCs em Portugal. O ano passado fechou com a HP a liderar a venda de computadores pessoais. A empresa norte-americana era seguida pela Asus, Toshiba, pela Acer e pela Samsung.
Os números referentes, apenas, a vendas de PCs colocam a Lenovo em primeiro lugar a nível mundial e em segundo na região EMEA (Europe, Middle East and Africa). Nesta região, os números preliminares são da Gartner, a Lenovo cresceu 10% em volume de encomendas.
A Lenovo lidera a nível mundial (16,9% de quota) e a HP lidera nos EUA (25%) e na EMEA (19,9%). Mais uma vez, segundo a Gartner.
Sendo que o portefólio da Lenovo deve ser, antecipamos, apenas com computadores portáteis (apesar da empresa ter comprado a Motorola à Google), a missão de chegar a número dois, parece-nos, bastante complicada. Além disso, a oferta de máquinas em Portugal no mercado de consumo é quase inexistente.
Perguntamos para as quais esperamos ter resposta na conferência de imprensa desta quarta-feira onde Miguel Coelho vai ser apresentado oficialmente.
A Lenovo tem presenças inconstantes em Portugal desde 2006 e sempre controladas a partir de Espanha. O mercado empresarial tem sido o grande foco do fabricante chinês em Portugal.