A Anacom anuncia que recebeu 63.822 reclamações em 2013, mais 12% do que no ano anterior. A maior parte, 81%, refere-se a comunicações eletrónicas. Os serviços de televisão por subscrição ficam em segundo lugar, com 1,54 registos por mil clientes e o serviço de acesso à Net em terceiro, com 1,07 reclamações por mil clientes.
A Anacom frisa que tem estado a atuar para exigir mais transparência e melhoria na qualidade de informação prestada aos consumidores, uma vez que as condições contratuais continuam a ser o principal motivo de queixas e o que mais cresceu, 35%, no período analisado. As promessas de tráfego iimitado também são motivo de queixas e o organismo regulador pretende instaurar um tipo de ficha de informação simplificada, semelhante à que é usada no setor bancário. Dessa forma, os consumidores teriam de analisar um documento com uma forma semelhante, independentemente da operadora e poderiam estar sempre a par de qualquer alteração contratual.
As reclamações sobre TDT caíram 83%, para as 1400 queixas, face a 2012. No setor postal houve também uma diminuição de 9% para 8292 reclamações.
Três em cada quatro (74%) das reclamações recebidas pela Anacom são provenientes do Livro de Reclamações.