Aparentemente, os EUA continuaram com receio de que a Huawei tivesse instalado trojans nos seus aparelhos e permitido que o governo chinês pudesse espiar os utilizadores. O governo norte-americano terá então decidido contornar o intermediário e espiar diretamente as atividades da Huawei, através das ações da NSA.
Segundo os documentos divulgados pelo The New York Times e pelo Der Spiegel. a agência de espionagem conseguiu intercetar emails trocados entre funcionários da Huawei e ainda obteve o código fonte de alguns produtos específicos da marca chinesa.
O porta-voz da Huawei, Bill Plummer, comentou a situação dizendo que «a ser verdade, a ironia é que estão a fazer exatamente aquilo que acusavam o governo chinês de estar a fazer através da nossa empresa». Por outro lado, Caitlin M. Hayden, porta-voz da Casa Branca, explicou que «não cedemos a informação que coletamos às empresas norte-americanas para que possam melhorar a sua competitividade internacional (…) o que é mais do que muitos países podem afirmar».