Segundo a IDC, o ano de 2013 fechou com um marco histórico nas telecomunicações portuguesas: pela primeira vez, foram vendidos mais smartphones que telemóveis.
A consultora estima que, durante 2013, os consumidores portugueses compraram 1.987.287 smartphones; no mesmo período terão sido vendidos 2.128.123 telemóveis de funcionalidades mais simples.
A tendência está em consonância com o crescendo de vendas que o smartphones registaram a nível global, mas não deixa de refletir algumas especificidades: no primeiro trimestre de 2013, as vendas de telemóveis ainda foram superiores às vendas de smartphones (502,389 telemóveis “contra” 402,307 smartphones) – e só no segundo trimestre se inverteu a tendência (473,742 telemóveis face a 549,286 smartphones).
«Na Europa, EUA e restantes países desenvolvidos, a tendência é que os telemóveis limitados às funcionalidades de voz e SMS se tornem um nicho. O que é uma inversão daquilo que acontecia há uns cinco ou 10 anos em que os smartphones é que eram um nicho de mercado», refere Gabriel Coimbra, diretor-geral da IDC.
Por e-mail, Gabriel Coimbra dá ainda a conhecer as seguintes previsões: «A IDC prevê que os smartphones representem em 2016, na Europa Ocidental, cerca de 90% (80% em Portugal) de todas as vendas de telefones móveis. Isto quando em 2008 representavam, na Europa Ocidental, apenas 17% (15% em Portugal)».