
Snowden usou um web crawler simples para conseguir copiar os documentos que têm vindo a ser revelados publicamente. O programa funciona de forma semelhante ao Googlebot, que foi criado pela Google para indexar novas páginas Web. O software é programado com várias frases e depois “viaja” de documento em documento, segue links e vai de página Web em página Web até encontrar essas frases escritas, noticia a Cnet.
As autoridades políticas nos EUA pretendem descobrir quais os mecanismos de segurança que são usados pela NSA, numa altura em que se sabe que a agência recolhe dados de várias fontes e qualquer quebra pode significar um atentado à privacidade de milhões de utilizadores. As autoridades pretendem ainda obter garantias de que estes sistemas estão defendidos de ataques feitos por agências externas e mais complexos do que as ferramentas usadas por Snowden.
Sabe-se que as instalações onde Snowden trabalhou, no Hawai, ainda não tinham sido atualizadas com as normas mais recentes impostas nos EUA. Percebe-se que um ataque interno seja mais fácil de concretizar do que um externo, mas mesmo assim, os especialistas consideram que o sistema devia ter dado algum tipo de alerta para a operação de cópia que estava a decorrer.