Na Universidade de Idaho, dois jovens estudantes fundaram a Element Robot e criaram a SkyForge. Basicamente é uma impressora 3D com um funcionamento semelhante a uma vending machine, as máquinas onde se colocam moedas e compra-se comida ou cafés. Com a SkyForge, podemos imprimir qualquer coisa em 3D.
Chris Walker decidiu colocar a primeira SkyForge no laboratório de química da Universidade e dar a possibilidade aos seus colegas de imprimirem o que quisessem. A localização central do laboratório permitiu que a máquina se tornasse conhecida rapidamente.
«As pessoas passam e veem a máquina a trabalhar e ficam vidrados a olhar», explica Walker. Desde segunda-feira, mais de cem pessoas já usaram a máquina e a cada hora que passa, há mais dois inscritos. Os utilizadores interessados devem enviar os projetos para um site especialmente criado para o efeito.
Um dos alunos usou a máquina para imprimir peças para o seu VW Beetle. No entanto, a maior parte dos estudantes divide-se entre os que usam a máquina para imprimir peças de engenharia e os que imprimem «mamas e outros artigos de diversão, como capas para telemóvel», noticia a Cnet.
A impressora 3D usada na SkyForge usa um plástico especial sobre um prato de vidro aquecido. Os utilizadores são avisados por email do início, meio e fim do processo. O artigo finalizado fica disponível numa prateleira a que qualquer um pode aceder, mas a Element Robot pretende criar um sistema que permita que o objeto só possa ser levantado pelo seu criador. Outra novidade deve ser a inclusão de uma ranhura para cartões SD para que o utilizador possa trazer o trabalho desde casa e mandar imprimir logo ali.
A empresa cobra 75 cêntimos de dólar por cada centímetro cúbico impresso e exige uma compra mínima de dois dólares.