![ciscolive2014-7704.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/2091803ciscolive2014-7704.jpg)
A era da Internet of Everything pode já não demorar a chegar: para a Cisco, a nova era começa a ser traçada no final do primeiro semestre de 2014, com o lançamento do módulo Application Policy Infrastructure Controller (APIC), que tem como objectivo facilitar a gestão de múltiplos dispositivos numa rede sem fios.
As vantagens do APIC podem ser resumidas numa única palavra: automação. Através do novo módulo, que se destina a redes sem fios, o gestor de uma rede informática passa a poder automatizar processos relacionados com a recolha e encaminhamento de informação, e ganha ainda capacidade para aplicar, de forma automatizada e uniforme, políticas de segurança e de gestão aos vários equipamentos conectados a uma rede informática.
Os responsáveis da Cisco recordam ainda um dos principais atrativos do APIC: a possibilidade de ver toda uma rede informática e diferentes famílias de dispositivos a partir de um único ponto.
"Hoje apenas temos 1% dos dispositivos que usamos no dia-a-dia conectados à Internet… e há triliões de aplicações que vão ser lançadas no futuro (com a ligação de equipamentos e objectos à Internet)" anunciou Rob Lloyd, presidente de Desenvolvimento e Vendas da Cisco, no arranque do evento Cisco Live 2014, que está a decorrer em Milão.
A par do módulo APIC, a Cisco anunciou o lançamento do software InterCloud, que pretende facilitar a gestão de recursos usados por clouds privadas e públicas.