O Consumer Electronics Show (CES) só arranca em janeiro, mas já tem garantido um espaço no passeio da fama de Las Vegas para a portuguesa Portlane. Com o desenvolvimento de uma box de TV, a empresa de Braga ganhou o prémio Innovation Honoree Award, na categoria Componentes Domésticos de Audio-Vídeo, do concurso organizado pela maior feira de eletrónica de consumo.
A box, que dá pelo nome de Quid Box, foi desenvolvida em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Sob a lógica dos custos reduzidos, a Quid Box promete suportar grande parte dos serviços de telecomunicações e multimédia de umafamília da atualidade: transmissões de TV, videochamdas, jogos em grupo, apps, compras on-line, conteúdos online para dispositivos móveis ou ainda ferramentas de medição de audiências – eis a lista de funcionalidades e serviços destacados pelo comunicado conjunto que a Portlane e o IPCA acabam de lançar.
A todos estes junta-se a ainda uma forma de interação inovadora: a Quid Box pode ser controlada por comandos de voz e gestos.
O prémio foi atribuído à Portlane no âmbito de um consurso de engenharia e design do CES que abrange 29 categorias. Com atribuição do prémio, a Quid Box garante o direito a estar em exposição entre 7 e 10 de janeiro.