A agência de notícias Reuters falou com sete elementos das agências secretas que explicaram que as agências temem a publicação de mais documentos que estejam guardados na nuvem e que revelem os nomes de agentes e aliados dos espiões.
Ainda não se conseguiu confirmar se Snowden terá mesmo realizado esta cópia, mas os rumores avançados indicam que o ex-analista terá usado mecanismos de segurança dignos de um filme. «Os dados estão protegidos com encriptação sofisticada e é preciso múltiplas passwords para os abrir. As passwords estão na posse de, pelo menos, três pessoas diferentes e só são válidas durante um breve período do dia», explicaram dois agentes.
Especialistas em segurança informática ouvidos pelo ArsTechnica duvidam da utilização destas técnicas. Matt Blaze, da especialista em encriptação da Universidade da Pensilvânia, explicou que muitos dos detalhes técnicos podem ter sido omitidos pelas fontes ou pelos jornalistas da Reuters.
Na altura em que começaram a ser conhecidos os documentos, Glenn Greenwald, do The Guardian, já tinha afirmado que Snowden tomou as devidas precauções e distribuiu cópias dos registos a várias pessoas.