
Portugal tem 100% de cobertura no serviço de acesso de banda larga por satélite da União Europeia, pelo que esta é uma opção a ter em conta para todos os que vivem em áreas que não têm acesso aos serviços de banda larga tradicionais.
No comunicado de imprensa é referido que este é um “grande marco no sentido de encurtar o fosso digital”. Neelie Kroes, Vice-Presidente da UE e Comissária da Agenda Digital, disse que “a existência de banda larga via satélite em todos os Estados membros europeus é um passo essencial no sentido de construir um Continente Conectado”.
Kroes discursou no Parlamento Europeu a propósito do lançamento do novo site Broadband For All, produzido pela associação ESOA (the European Satellite Operators Association), com o apoio da Comissão Europeia. Esta ferramenta permite ver qual o grau de cobertura do novo serviço nos vários países e quais as entidades prestadores do mesmo.
Portugal está coberto a 100%, mas os preços não são baixos. Os valores começam nos 29,95 euros para uma ligação a 20 Mbps e 10 GB de tráfego mensal e vão aumentando com o plafond de tráfego disponibilizado. Os preços são da SATInternet, uma das duas empresas referenciadas no site.