As primeiras movimentações neste sentido surgiram em abril, mas só agora é que se anunciou a formação de uma nova empresa. A Cyanogen vai contar com alguns dos programadores mais ativos da equipa nos quadros administrativos. O único objetivo é construir uma plataforma móvel CyanogenMod. Recorde-se que a equipa é bastante conhecida por criar versões modificadas do Android para smartphones e tablets.
O primeiro passo deve ser melhorar a experiência de utilização e depois será a vez de lançar uma app que simplifique a instalação das versões alteradas. Estas duas alterações vão permitir que as mods passem a estar instaladas numa base maior de dispositivos. Nas próximas semanas, o instalador deve estar disponível na Google Play e deve chegar rapidamente a vários dispositivos, noticia o Engadget.
Ainda não se conhece muito bem qual o plano a longo prazo, mas prevê-se que haja alguma parceria com um fabricante de hardware.
A equipa da Cyanogen pretende oferecer o melhor de dois mundos: uma versão de sistema operativo mais aberto do que o Windows Phone ou o iOS e uma versão mais segura, estável do que o Android. A empresa pretende ainda oferecer mais suporte técnico e evitar muito do software inútil, também conhecido por bloatware.