
Scanrail – Fotolia
No mercado português, o Android é rei e senhor: segundo a IDC, 82% dos smartrphones vendidos em Portugal, durante o segundo trimestre de 2013, correm o sistema operativo da Google. A consultora justifica este domínio com o «sucesso dos terminais da Samsung, LG e Sony».
A IDC estima que entre abril e junho tenham sido vendidos 1,044 milhões de terminais móveis em Portugal. Este número, além de refletir uma perda de três por cento face ao período homólogo de 2012, revela ainda uma nova tendência: pela primeira vez na história das tecnologias, as vendas de smartphones (55% de quota de mercado) superaram as vendas de telemóveis.
«Esta tendência continuará a acentuar-se nos próximos trimestres, uma vez que a aposta dos fabricantes continuará a ser em telefones a preços baixos, com o sistema operativo Android, mas com uma superior experiência de utilização. Por outro lado, continuaremos a verificar uma redução significativa do número de novos modelos de telefones tradicionais nas lojas, o que contribuirá para que os utilizadores mais indecisos optem por comprar um smartphone", explica em comunicado Francisco Jerónimo, Diretor Europeu de Investigação para a Área de Telefones Móveis da IDC.
No que toca a marcas, destaque para a Samsung, que lidera tanto o segmento de smartphones (187 mil terminais vendidos; 33% de quota de mercado) como nas vendas dos terminais móveis (376 mil telemóveis, e quota de 36%). De realçar ainda que a LG, com 71 mil unidades vendidos, está no terceiro lugar do ranking de vendas de terminais móveis e em segundo lugar na venda de smasrtphones, superando a Apple (LG com 70 mil unidades vendidas; e Apple com 63 mil iPhones vendidos).
Os dados da IDC revelam ainda que, na Europa, foram vendidos 43,3 milhões de terminais móveis durante o segundo trimestre de 2013. O número reflete um crescimento de 2,6% face ao período homólogo de 2012.
As vendas de smartphones representaram 75% das vendas (32,6 milhões de unidades). No velho continente, O Android garantiu 71% das vendas de dispositivos; o iOS totalizou 17,4% das vendas; e o Windows Phone 6,3% das vendas.