![telemóveis pessoas a falar.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1160556telem%C3%B3veis-pessoas-a-falar.jpg)
Sim, sim, andámos a gastar todo aquele dinheiro no roaming e sem razão nenhuma que justificasse
A Reuters teve acesso a um documento que mostra que o plano para baixar as tarifas em roaming não vai ser aplicado para já. O objetivo desse plano seria criar uma espécie de mercado único de telecomunicações, para toda a União Europeia. A comissária queria reduzir os preços que as operadoras têm de pagar para ter acesso às redes dos concorrentes. A proposta de Kroes apontava para uma redução do minuto de chamada para três cêntimos e do megabyte para 1,5 cêntimos. Atualmente são cobrados 10 cêntimos por minuto e 15 cêntimos por megabyte.
O porta-voz de Kroes afirma que «fizemos várias melhorias técnicas durante o verão que nos vão ajudar a alcançar o objetivo de criar um mercado único de telecomunicações real». A verdade é que a proposta que vai ser apresentada já não inclui algumas das medidas mais interessantes do ponto de vista do consumidor, nomeadamente as reduções de preços.
A nova proposta surge depois de operadores como Orange, Telecom Italia, Telefonica e Deutsche Telekom terem apresentado as suas preocupações.
O documento vai ser apresentado a 10 de setembro e tem de ser aprovado por todos os estados-membro para entrar em vigor.