CH56: a sigla pouco à maioria da população, mas a verdade é que está presente na casa de todos os portugueses que veem televisão, através do sinal de TDT. Segundo a Deco, é esta sigla que explica as falhas que afetam as transmissões de TDT no País. E isto porque esta sigla é também o nome dado ao único canal usado para as transmissões do sinal digital de TV no País.
«Como a maior parte do País é servida pelo mesmo canal de transmissão (CH56), em cada local, é possível que, além dos sinais do emissor mais próximo, capte sinais de emissores distantes. Se estes estiverem a mais de 67 quilómetros provocam interferência no sinal, como pixelização ou perdas de fluidez ocasionais, e até falha total de receção nalguns períodos», explica um comunicado da associação de defesa dos consumidores.
A Deco acrescenta ainda que, no verão, devido ao tempo quente e seco, a qualidade das transmissões de TV tende deteriorar-se, uma vez que os sinais dos emissores que estão distantes se propagam com maior facilidade.
A Deco responsabiliza a Anacom por, em vez de obrigar a PT a reforçar a cobertura da rede de TDT, ter permitido o uso de frequências adicionais, para tentar resolver as interferências nas transmissões. «Mas aquela entidade reguladora (a Anacom) já admitiu não estar segura de que a instabilidade seja resolvida», acrescenta a Deco.
Como prova de que “o problema” ainda não está resolvido, a Deco recorda que vai re-enviar para Anacom e a PT as mais de 3500 reclamações sobre o serviçod e TDT que recebeu entre fevereiro e julho de 2013.
A associação de defesa dos consumidores informa ainda que, num inquérito junto de 1714 portugueses, 62% dos lares com TDT são afetados por «problemas no som e na imagem ou interrupções prolongadas na emissão».