O relatório trimestral GfK Temax acaba de revelar que, durante o primeiro trimestre de 2013, o preço dos smartphones registou uma subida média de 5% no mercado português. O crescendo dos preços não impediu uma outra tendência: é a venda de smartphones, juntamente com os tablets, que está puxar pelo mercado dos gadgets, dos eletrodomésticos e dos equipamentos tecnológicos em Portugal.
Segundo a GfK, o setor das telecomunicações, onde figuram os smartphones, movimentou mais de 98 milhões de euros. O que reflete um crescimento de 30,3% no primeiro trimestre de 2013, em comparação com o mesmo período de 2012.
Na informática, são os tablets que merecem o protagonismo: segundo os consultores da GfK, os tablets são os grandes responsáveis por um crescimento de 9,2% durante o primeiro trimestre de 2013 face ao período homólogo de 2012. No total, o segmento da informática movimentou 136 milhões de euros.
Nos restantes segmentos, as tendências são menos animadoras quando se procede à comparação entre os primeiros trimestres de 2012 e 2013: a denominada eletrónica de consumo, que foi potenciada pela migração para a TDT em 2012, e que no início de 2013 está a ser penalizada pelo abrandamento na venda de televisores, registou uma perda de 23,3% nas vendas; a venda de máquinas fotográficas apresentou uma perda de 5,5%; a venda de equipamentos de escritório refletiu uma quebra de 16,6%; e os eletrodomésticos de grande dimensão perderam 1,4%.
Em contrapartida, os pequenos eletrodomésticos dão sinais de recuperação, com um crescimento de 1,6%.
A GfK estima que todos estes segmentos somados tenham movimentado um total de 493 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. O que revela um crescimento de 0,4% face ao período homólogo de 2012.
O GfK Temax tem por objetivo a análise do mercado tecnológico em vários países. No estudo, participam mais de 390 mil retalhistas de vários pontos do Globo.