O sistema de Automated Traffic Surveillance and Control começou a ser construído há 30 anos e só ficou finalizado agora, com um custo de 400 milhões de dólares. Esta solução usa sensores magnéticos nas estradas que medem o trâsito, câmaras e inclui um sistema informático que faz ajustes constantes para manter o trânsito a fluir. As filas nas principais estradas diminuiram 12% em média, com este sistema.
O mayor Antonio Villaraigosa anunciou a conclusão deste esforço que permite diminuir as emissões de carbono para a atmosfera, diminuir os tempos médios de percurso e aumentar a velocidade média nos trajetos. Los Angeles tornou-se assim a primeira metrópole mundial a ter todos os semáforos da cidade sincronizados.
O sistema informático consegue dar prioridade a autocarros que estejam atrasados e passar o semáforo destas vias para verde. Caso o transporte público esteja dentro de horário, terá de aguardar o tempo de espera normal. Os sensores magnéticos conseguem também detetar a presença de bicicletas e de peões e agir em concordância, aumentando ou diminuindo o tempo de espera destes para atravessar as vias.
Resta saber se este esforço vai ser suficiente para comportar o aumento do número de veículos em circulação previsto para os próximos tempos.