O Estado Português já selou as parcerias com as universidades de Carnegie Mellon, Austin e MIT, dos EUA. A Exame Informática apurou junto do Ministério da Educação e Ciência que as parcerias com as três universidades americanas deverão dar início a uma nova fase em janeiro. O que significa que, em breve, sairá uma nova “fornada” de investigadores que vão tirar cursos ou participar em projetos desenvolvidos em parceria por universidades norte-americanas e portuguesas.
Em outubro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) confirmou a renovação das parcerias com as três universidades norte-americanas, mas lembrou que o investimento na segunda fase dos programas de formação de investigadores não deverá exceder os 10 milhões de euros. Este valor representa um terço dos 30 milhões de euros investidos na primeira fase das parcerias, que terminou em dezembro.
O Ministério da Educação e Ciência refere ainda que a parceria estabelecida com a Universidade de Harvard só deverá ser renovada em 2014.