Em abril, o Facebook comprou o Instagram por mil milhões de dólares – e o facto foi sobejamente noticiado em todos os meios de comunicação. O que não se sabia é que, semanas antes, os proprietários do famoso portal de efeitos fotográficos chegaram a acordar a venda para o Twitter por um valor que não excedia 525 milhões de dólares.
A revelação acaba de ser noticiada pelo The New York Times com base em fontes que solicitaram o anonimato. O relato do matutino norte-americano revela ainda que os responsáveis do Twitter fizeram chegar a Kevin Systrom, proprietário e líder do Instagram, uma proposta formal com o valor de compra explicitado.
A confirmar-se, esta alegada proposta contraria a versão que os responsáveis do Instagram, que garantiram junto das entidades reguladoras norte-amercianas, não ter recebido qualquer proposta de compra alternativa àquela que foi apresentada pelo Facebook.
Coincidência ou não, Instagram e Twitter têm vindo a revelar alguns sinais de “boicote digital”. No início de dezembro, o Instagram decidiu bloquear a funcionalidade que permitia ao Twiiter a publicação de imagens trabalhadas no Instagram. Por seu turno, o Twitter não perdeu tempo e lançou uma funcionalidade que permite fotografias à semelhança do que já faz o Instagram.