O mercado está sempre à procura de funcionários de elite e os profissionais altamente especializados trocam frequentemente de empresas. No entanto, a opção de Jim Mergard, veterano que liderou operações na AMD para a série Brazos, não deixa de ser tomada numa altura curiosa em que Samsung e Apple esgrimem argumentos nos tribunais.
Ambas as empresas utilizam processadores móveis da ARM, mas têm estado a reforçar as suas equipas para a criação independente destes chips. O trabalho de Jim Mergard para a Apple poderá estar relacionado com o desenvolvimento de SoCs (de System on a Chip), que combinam várias funções num único chip de silício, avança o Wall Street Journal.
Apesar da rivalidade feroz nos smartphones, com acusações mútuas de violação de patentes, as duas empresas mantêm uma parceria ao nível do fabrico de alguns componentes. A Apple, por exemplo, tem encomendas volumosas de processadores às instalações da Samsung no Texas.
Ainda não se sabe se Mergard vai ter de se mudar para Cupertino, a sede da Apple, ou vai manter a colaboração a partir de Austin, no Texas, de onde trabalhou para a AMD e para a Samsung.