
A Dell revelou hoje os computadores que fazem parte da oferta para o mercado de consumo. Segmento de mercado no qual, nos últimos anos, o fabricante norte-americano não tem marcado presença em Portugal – com exceção para a Alienware (a marca topo de gama para gamers). “Nos últimos anos houve alguma hesitação na entrada da Dell no mercado de consumo português. Em 2011, fizemos uma grande reestruturação na área de consumo e, este ano, essa é uma área fundamental para a Dell”, explicou João Albuquerque, o responsável máximo da Dell em Portugal.
A estratégia da Dell para a entrada no mercado de consumo em Portugal passa por seguir um modelo que a empresa já testou na Roménia: “Temos de garantir que existe sempre disponibilidade de dispositivos, vamos criar espaços próprios dentro das lojas e é essencial que tenhamos sempre um portefólio grande e muito variado em preço”, referiu João Albuquerque que confirmou que as expectativas de vendas são consideráveis: “Nos próximos anos queremos chegar ao terreno natural da Dell que são sempre os lugares cimeiros dos tops de vendas. Ou seja, chegarmos ao terceiro lugar em Portugal. Claro que isto só contando com os nossos adversários diretos.”. O country manager da Dell considera como “adversários diretos” a HP, a Toshiba ou a Apple, por exemplo. João Albuquerque não considera a Asus e a Acer como concorrência direta.
Um dos fatores que a Dell considera diferenciadores na oferta que vai disponibilizar é o serviço “Next Business Day”, que levanta o computador em casa do cliente e o entrega no prazo de 24 horas totalmente reparado. A assistência técnica está disponível em todo o território, incluindo as ilhas, e mesmo que o utilizador esteja de férias em qualquer ponto do país a Dell garante a recolha e assistência do equipamento nesse local. Este é um serviço que tem a validade de dois anos e que a empresa refere ter um “grau de satisfação de cliente de 96% na região EMEA (Europe, Midle East and Africa)”
As máquinas
Dos dispositivos apresentados o que impressiona mais é o XPS 13” (que está na imagem desta notícia), um ultrabook muito fino e com uma qualidade de construção acima da média. Esta é uma máquina que vai estar disponível em Portugal a meio do próximo mês. Para além disso, a Dell tem toda uma gama renovada de portáteis e desktops Inspiron e há a novidade de um All In One que vai chegar às lojas só no final do ano. A oferta da gama Alienware mantém-se agora com a novidade do desktop Aurora e do X51. Este último pareceu-nos muito interessante devido à sua reduzida dimensão e capacidades anunciadas.
Os fãs da Dell que gostaram de ver os tablets apresentados na IFA vão ter de esperar pelo início do próximo ano para os ver em Portugal.
A Dell já fechou acordos com alguns retalhistas (a Sonae, por exemplo) e está em vias de concluir negociações com a Staples. Estes são, para já, as cadeias de lojas que vão ter os computadores Dell à venda. A Fnac vai continuar a disponibilizar os Alienware e para o próximo ano deve, também, ter acesso a todo o portefólio do fabricante norte-americano.