![unimichiganconnectcarsjt.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/1226486unimichiganconnectcarsjt.jpg)
O sistema entrou em testes no Michigan e contempla os percursos de três mil veículos durante doze meses, explica o Engadget. O objetivo passa por aferir se é possível aumentar a segurança rodoviária se os carros estiverem todos ligados entre si, aos sinais de trânsito e aos diferentes tipos de vias com um sistema de comunicações sem fios.
Neste teste foram escolhidos os condutores que circulam habitualmente pelas mesmas zonas da cidade de Ann Arbor, no Michigan. Os veículos comunicam através de um sistema designado por Dedicated Short Range Communication, DRSC, semelhante ao Wi-Fi doméstico.
Cada veículo vai transmitir cerca de dez mensagens por segundo. Estas mensagens podem ser destinadas ao condutor, a outros veículos nas proximidades ou mesmo para a central, que depois as reenvia.
Os dados vão ser recolhidos e analisados ao longo de doze meses para se aferir se é viável a construção e implementação deste tipo de sistemas rodoviários.